segunda-feira, 21 de maio de 2007

E agora?

É preocupante constatar que com tanta divulgação e informação disponível continuem a haver adolescentes grávidas. A gravidez na adolescência leva na maior parte dos casos ao abandono escolar e a uma responsabilidade exageradamente grande pare quem ainda não se estabeleceu na vida e passa a ter que integrar outra pessoa completamente dependente na sociedade. Através de um simples acto de irresponsabilidade toda uma vida é alterada. Surgem problemas quer ao nível financeiro quer psicológico. Na generalidade dos casos a adolescente tem que trabalhar para com o auxilio dos pais e/ou da segurança social conseguir sustentar as despesas que a educação de uma de uma criança representa. Para além disso surgem conflitos ao nível pessoal e familiar. O simples facto de encarar uma gravidez pode representar um factor extremamente depressivo. É necessário encarar as mais diversas reacções por parte dos pais, namorado, colegas, professores, tios, primos, etc.
A falta de habilitações académicas, a falta de meios económicos, a falta de tempo para estar com os amigos e para fazer o que todos os adolescentes fazem, a necessidade de trabalhar, o fim de uma vida independente que passa a ser dedicada a uma nova vida que precisa de muita atenção e cuidado podem-se tornar num pesadelo.
Tudo isto pode ser evitado tomando as devidas precauções. Em caso de dúvida não hesites em pedir auxilio pois este pode ser mais importante para a prevenção do que para o problema em si!